Estrutura Curricular


Toda a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Software foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo permite, a compreensão, o entendimento e o conhecimento para aplicar e desenvolver modelos, utilizando as novas tecnologias e metodologias, assegurando as inter-relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim, com o processo de compreensão e transformação da realidade, desenvolvendo no discente não só competências, como também formando um cidadão consciente do seu papel na sociedade e alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.

A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.200 horas (equivalendo a 200 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Engenharia de Software, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 07 (sete) anos ou 14 (catorze) períodos letivos. Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 4 créditos e, no máximo, 32 créditos.

As disciplinas do Curso de Engenharia de Software são de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso) e também atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, como extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras etc. Eventualmente, respeitado o limite, algumas disciplinas poderão ser ministradas a distância. Devido ao rápido surgimento de novas tecnologias de informação, faz-se necessário a inclusão de disciplinas optativas que abordem tais temas. Para tanto, as disciplinas chamadas tópicos especiais que constam no currículo serão ofertadas de acordo com a demanda por estas tecnologias, não possuindo assim ementa definida a priori.

Carga Horária

Carga Horária Nº de Horas Nº de Créditos
Carga Horária Obrigatória 1.888 118
Carga Horária Optativa 256 16
Carga Horária Optativa-Livre 320 20
Estágio Profissional 320 20
Trabalho Final de Curso 160 10
Atividades Complementares 256 16
Total
3.200 200

Unidades Curriculares

As tabelas a seguir apresentam as matérias a serem observadas na construção de projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Engenharia de Software. Cada uma das matérias pode ser operacionalizada através de uma ou mais disciplinas em um currículo específico a ser implementado.

Formação Básica

A área de formação básica é composta pela Formação Básica em Ciência da Computação e Formação Básica em Matemática. A Formação Básica em Engenharia de Software foi adicionada em virtude do objetivo do curso.

Formação Básica em Ciência da Computação

Matéria

Disciplina

Código

Programação Fundamentos de Programação QXD0001
Programação Orientada a Objetos QXD0007
Estruturas de Dados QXD0010
Linguagens de Programação QXD0016
Teoria da Computação e Algoritmos Linguagens Formais QXD0040
Projeto e Análise de Algoritmos QXD0041
Teoria da Computação
Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores QXD0005

Formação Básica em Matemática

Matéria

Disciplina

Código

Matemática Matemática Básica QXD0056
Matemática Discreta QXD0008
Lógica para Computação QXD0017
Probabilidade e Estatística QXD0012

Formação Básica em Engenharia de Software

Matéria

Disciplina

Código

Introdução a Engenharia de Software Introdução à Ciência da Computação e Engenharia de Software QXD0055
Introdução a Processos e Requisitos de Software QXD0057

Formação Tecnológica

A área de formação tecnológica é composta por um conjunto de matérias relacionadas à Engenharia de Software e as Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no desenvolvimento de sistemas de software.

Matéria

Disciplina

Código

Engenharia de Software Modelagem e Análise de Software QXD0014
Projeto Detalhado de Software QXD0058
Interface Humano-Computador QXD0038
Gerência de Projetos de Software QXD0023
Processo de Software QXD0060
Requisitos de Software QXD0060
Qualidade de Software QXD0042
Reuso de Software QXD0068
Arquitetura de Software QXD0064
Verificação e Validação QXD0063
Compiladores Compiladores QXD0025
Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados QXD0011
Inteligência Artificial Inteligência Artificial QXD0037
Engenharia de Software Aplicada Integração de Aplicações QXD0072
Especificação Formal de Software QXD0065
Gerência de Configuração QXD0066
Manutenção de Software QXD0062
Experimentação em Engenharia de Software QXD0073
Métodos e Ferramentas de Engenharia de Software QXD0077
Desenvolvimento de Software Concorrente QXD0074
Desenvolvimento de Software para a Web QXD0020
Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis QXD0102
Desenvolvimento de Software para Persistência QXD0099
Leitura de Software QXD0067
Trabalho Cooperativo Baseado em Computador
Estimativa de Custo em Projetos de Software QXD0071
Sistemas operacionais, Redes de computadores, Sistemas Distribuídos e Segurança Sistemas Operacionais QXD0013
Redes e Sistemas Distribuídos QXD0059
Segurança QXD0069

Formação Complementar e Humanística

A área de formação complementar é composta por um conjunto de matérias que visa à preparação do egresso para interação com profissionais de outras áreas. Para o Bacharelado em Sistemas Engenharia de Software destacam-se as matérias que visam dar ao egresso o embasamento sobre o empreendedorismo. A área de formação humanística é composta por um conjunto de matérias que visa subsidiar a discussão e compreensão da dimensão humana em relação a Engenharia de Software. A disciplinas optativas-livres podem auxiliar na formação complementar e humanística.

Matéria

Disciplina

Código

Administração Empreendedorismo QXD0029
Direito e Legislação Ética, Normas e Postura Profissional QXD0029
Língua Inglesa Inglês Instrumental I QXD0035
Inglês Instrumental II QXD0035

Formação Suplementar

A Formação Suplementar é composta por matérias que não se enquadram perfeitamente nas áreas de formação originalmente propostas nas Diretrizes Curriculares.

Matéria

Atividades

Trabalho de Conclusão Trabalho de Conclusão de Curso I e II
Estágio Profissional Estágio Supervisionado I e II

As unidades curriculares deverão formar o futuro Bacharel em Engenharia de Software para exercer seu papel de cidadão levando em conta o desempenho de atividades nas áreas de Engenharia de Software, considerando ainda sua responsabilidade social.

Perfil do Corpo Docente

De forma mais específica, é possível traçar algumas recomendações em relação aos docentes, de acordo com a área em que atuarão no currículo:

a) Recomenda-se que os professores que atuam na Formação Básica em Matemática, Formação Humanística e Formação Complementar tenham formação nas áreas específicas das disciplinas que lecionam. Além disso, é desejável que tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;

b) Recomenda-se que os professores da Formação Básica em Ciência da Computação tenham formação na área de Computação ou Informática. É desejável que estes docentes tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;

c) Os professores da Formação Tecnologia da Informação podem ter formação variada de acordo com a área de aplicação envolvida, sendo geralmente provenientes de Computação e Informática. Além disso, é desejável que disponham de experiência profissional relacionada à aplicação da tecnologia específica em Engenharia de Software;

d) Os professores das áreas de Formação Básica em Introdução a Engenharia de Software, Formação Tecnológica em Engenharia de Software e Engenharia de Software Aplicada podem ser formadas nas áreas de Computação ou Informática, sendo desejável que tenham cursado a graduação ou pós-graduação em uma destas áreas. Além disso, é desejável que estes docentes tenham experiência profissional e/ou de pesquisa na área da matéria lecionada.

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