Toda a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Software foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo permite, a compreensão, o entendimento e o conhecimento para aplicar e desenvolver modelos, utilizando as novas tecnologias e metodologias, assegurando as inter-relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim, com o processo de compreensão e transformação da realidade, desenvolvendo no discente não só competências, como também formando um cidadão consciente do seu papel na sociedade e alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.
A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.200 horas (equivalendo a 200 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Engenharia de Software, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 07 (sete) anos ou 14 (catorze) períodos letivos. Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 4 créditos e, no máximo, 32 créditos.
As disciplinas do Curso de Engenharia de Software são de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso) e também atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, como extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras etc. Eventualmente, respeitado o limite, algumas disciplinas poderão ser ministradas a distância. Devido ao rápido surgimento de novas tecnologias de informação, faz-se necessário a inclusão de disciplinas optativas que abordem tais temas. Para tanto, as disciplinas chamadas tópicos especiais que constam no currículo serão ofertadas de acordo com a demanda por estas tecnologias, não possuindo assim ementa definida a priori.
Carga Horária | Nº de Horas | Nº de Créditos |
Carga Horária Obrigatória | 1.888 | 118 |
Carga Horária Optativa | 256 | 16 |
Carga Horária Optativa-Livre | 320 | 20 |
Estágio Profissional | 320 | 20 |
Trabalho Final de Curso | 160 | 10 |
Atividades Complementares | 256 | 16 |
Total |
3.200 | 200 |
As tabelas a seguir apresentam as matérias a serem observadas na construção de projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Engenharia de Software. Cada uma das matérias pode ser operacionalizada através de uma ou mais disciplinas em um currículo específico a ser implementado.
A área de formação básica é composta pela Formação Básica em Ciência da Computação e Formação Básica em Matemática. A Formação Básica em Engenharia de Software foi adicionada em virtude do objetivo do curso.
Formação Básica em Ciência da Computação
Matéria |
Disciplina |
Código |
Programação | Fundamentos de Programação | QXD0001 |
Programação Orientada a Objetos | QXD0007 | |
Estruturas de Dados | QXD0010 | |
Linguagens de Programação | QXD0016 | |
Teoria da Computação e Algoritmos | Linguagens Formais | QXD0040 |
Projeto e Análise de Algoritmos | QXD0041 | |
Teoria da Computação | ||
Arquitetura de Computadores | Arquitetura de Computadores | QXD0005 |
Formação Básica em Matemática
Matéria |
Disciplina |
Código |
Matemática | Matemática Básica | QXD0056 |
Matemática Discreta | QXD0008 | |
Lógica para Computação | QXD0017 | |
Probabilidade e Estatística | QXD0012 |
Formação Básica em Engenharia de Software
Matéria |
Disciplina |
Código |
Introdução a Engenharia de Software | Introdução à Ciência da Computação e Engenharia de Software | QXD0055 |
Introdução a Processos e Requisitos de Software | QXD0057 |
A área de formação tecnológica é composta por um conjunto de matérias relacionadas à Engenharia de Software e as Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no desenvolvimento de sistemas de software.
Matéria |
Disciplina |
Código |
Engenharia de Software | Modelagem e Análise de Software | QXD0014 |
Projeto Detalhado de Software | QXD0058 | |
Interface Humano-Computador | QXD0038 | |
Gerência de Projetos de Software | QXD0023 | |
Processo de Software | QXD0060 | |
Requisitos de Software | QXD0060 | |
Qualidade de Software | QXD0042 | |
Reuso de Software | QXD0068 | |
Arquitetura de Software | QXD0064 | |
Verificação e Validação | QXD0063 | |
Compiladores | Compiladores | QXD0025 |
Banco de Dados | Fundamentos de Banco de Dados | QXD0011 |
Inteligência Artificial | Inteligência Artificial | QXD0037 |
Engenharia de Software Aplicada | Integração de Aplicações | QXD0072 |
Especificação Formal de Software | QXD0065 | |
Gerência de Configuração | QXD0066 | |
Manutenção de Software | QXD0062 | |
Experimentação em Engenharia de Software | QXD0073 | |
Métodos e Ferramentas de Engenharia de Software | QXD0077 | |
Desenvolvimento de Software Concorrente | QXD0074 | |
Desenvolvimento de Software para a Web | QXD0020 | |
Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis | QXD0102 | |
Desenvolvimento de Software para Persistência | QXD0099 | |
Leitura de Software | QXD0067 | |
Trabalho Cooperativo Baseado em Computador | ||
Estimativa de Custo em Projetos de Software | QXD0071 | |
Sistemas operacionais, Redes de computadores, Sistemas Distribuídos e Segurança | Sistemas Operacionais | QXD0013 |
Redes e Sistemas Distribuídos | QXD0059 | |
Segurança | QXD0069 |
A área de formação complementar é composta por um conjunto de matérias que visa à preparação do egresso para interação com profissionais de outras áreas. Para o Bacharelado em Sistemas Engenharia de Software destacam-se as matérias que visam dar ao egresso o embasamento sobre o empreendedorismo. A área de formação humanística é composta por um conjunto de matérias que visa subsidiar a discussão e compreensão da dimensão humana em relação a Engenharia de Software. A disciplinas optativas-livres podem auxiliar na formação complementar e humanística.
Matéria |
Disciplina |
Código |
Administração | Empreendedorismo | QXD0029 |
Direito e Legislação | Ética, Normas e Postura Profissional | QXD0029 |
Língua Inglesa | Inglês Instrumental I | QXD0035 |
Inglês Instrumental II | QXD0035 |
A Formação Suplementar é composta por matérias que não se enquadram perfeitamente nas áreas de formação originalmente propostas nas Diretrizes Curriculares.
Matéria |
Atividades |
Trabalho de Conclusão | Trabalho de Conclusão de Curso I e II |
Estágio Profissional | Estágio Supervisionado I e II |
As unidades curriculares deverão formar o futuro Bacharel em Engenharia de Software para exercer seu papel de cidadão levando em conta o desempenho de atividades nas áreas de Engenharia de Software, considerando ainda sua responsabilidade social.
De forma mais específica, é possível traçar algumas recomendações em relação aos docentes, de acordo com a área em que atuarão no currículo:
a) Recomenda-se que os professores que atuam na Formação Básica em Matemática, Formação Humanística e Formação Complementar tenham formação nas áreas específicas das disciplinas que lecionam. Além disso, é desejável que tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;
b) Recomenda-se que os professores da Formação Básica em Ciência da Computação tenham formação na área de Computação ou Informática. É desejável que estes docentes tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;
c) Os professores da Formação Tecnologia da Informação podem ter formação variada de acordo com a área de aplicação envolvida, sendo geralmente provenientes de Computação e Informática. Além disso, é desejável que disponham de experiência profissional relacionada à aplicação da tecnologia específica em Engenharia de Software;
d) Os professores das áreas de Formação Básica em Introdução a Engenharia de Software, Formação Tecnológica em Engenharia de Software e Engenharia de Software Aplicada podem ser formadas nas áreas de Computação ou Informática, sendo desejável que tenham cursado a graduação ou pós-graduação em uma destas áreas. Além disso, é desejável que estes docentes tenham experiência profissional e/ou de pesquisa na área da matéria lecionada.