Estrutura Curricular


Toda a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Software foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo permite, a compreensão, o entendimento e o conhecimento para aplicar e desenvolver modelos, utilizando as novas tecnologias e metodologias, assegurando as inter-relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim, com o processo de compreensão e transformação da realidade, desenvolvendo no discente não só competências, como também formando um cidadão consciente do seu papel na sociedade e alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.

A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.200 horas (equivalendo a 200 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Engenharia de Software, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 06 (sete) anos ou 12 (catorze) períodos letivos. Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 4 créditos e, no máximo, 32 créditos.

As disciplinas do Curso de Engenharia de Software são de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso) e também atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, como extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras etc. Eventualmente, respeitado o limite, algumas disciplinas poderão ser ministradas a distância. Devido ao rápido surgimento de novas tecnologias de informação, faz-se necessário a inclusão de disciplinas optativas que abordem tais temas. Para tanto, as disciplinas chamadas tópicos especiais que constam no currículo serão ofertadas de acordo com a demanda por estas tecnologias, não possuindo assim ementa definida a priori.

Carga Horária

 

Unidades Curriculares

As unidades curriculares (UC) representam áreas de conhecimento que agrupam componentes curriculares afins. No curso de Engenharia de Software, os componentes curriculares foram organizados em quatro grandes áreas: I) Formação Básica; II) Formação Tecnológica; III) Formação Complementar e Humanística; e IV) Formação Suplementar. As tabelas a seguir apresentam as disciplinas correspondentes a cada área.

 

I) Formação Básica

Formação Básica em Ciência da Computação

Código Disciplina Caráter
QXD0001 Fundamentos de Programação Obrigatória
QXD0005 Arquitetura de Computadores Obrigatória
QXD0007 Programação Orientada a Objetos Obrigatória
QXD0010 Estrutura de Dados Obrigatória
QXD0016 Linguagens de Programação Obrigatória
QXD0041 Projeto e Análise de Algoritmos Obrigatória
QXD0040 Linguagens Formais e Autômatos Optativa
QXD0046 Teoria da Computação Optativa
QXD0114 Programação Funcional Optativa
QXD0115 Estrutura de Dados Avançada Optativa
QXD0153 Desafios de Programação Optativa

 

Formação Básica em Matemática

Código Disciplina Caráter
QXD0008 Matemática Discreta Obrigatória
QXD0012 Probabilidade e Estatística Obrigatória
QXD0017 Lógica para a Computação Obrigatória
QXD0056 Matemática Básica Obrigatória

 

II) Formação Tecnológica

Formação Tecnológica em Sistemas de Informação

Código Disciplina Caráter
QXD0231 Sistemas Colaborativos Opcional
QXD0022 Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação Opcional
QXD0249 Gestão de Processos de Negócios Opcional
QXD0027 E-Business Opcional

 

Formação Tecnológica em Ciência da Computação

Código Disciplina Caráter
QXD0011 Fundamentos de Banco de Dados Obrigatória
QXD0020 Desenvolvimento de Software para a Web Obrigatória
QXD0102 Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis Obrigatória
QXD0079 Computação em Nuvem Opcional
QXD0025 Compiladores Opcional
QXD0037 Inteligência Artificial Opcional
QXD0075 Redes Sociais Opcional
QXD0076 Sistemas Multiagentes Opcional
QXD0099 Desenvolvimento de Software para Persistência Opcional
QXD0039 Introdução à Computação Gráfica Opcional
QXD0164 Linguagens de Marcação e Scripts Opcional
QXD0074 Desenvolvimento de Software Concorrente Opcional
QXD0176 Aprendizado de Máquina Opcional

 

Formação Tecnológica em Engenharia de Software

Código Disciplina Caráter
QXD0014 Análise e Projeto de Sistemas Obrigatória
QXD0042 Qualidade de Software Obrigatória
QXD0236 Introdução à Engenharia de Software Obrigatória
QXD0058 Projeto Detalhado de Software Obrigatória
QXD0060 Processos de Software Obrigatória
QXD0061 Requisitos de Software Obrigatória
QXD0063 Verificação e Validação Obrigatória
QXD0064 Arquitetura de Software Obrigatória
QXD0066 Gerência de Configuração Obrigatória
QXD0221 Interação Humano-Computador Obrigatória
QXD0062 Manutenção de Software Opcional
QXD0065 Especificação Formal de Software Opcional
QXD0068 Reuso de Software Opcional
QXD0071 Estimativa de Custo em Projetos de Software Opcional
QXD0073 Experimentação em Engenharia de Software Opcional
QXD0078 Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Opcional
QXD0198 Avaliação da Interação Humano-Computador Opcional
QXD0211 User Experience Opcional

 

Formação Tecnológica em Sistemas Operacionais e Redes de Computadores

Código Componente Curricular Caráter
QXD0013 Sistemas Operacionais Obrigatória
QXD0021 Redes de Computadores Obrigatória
QXD0043 Sistemas Distribuídos Opcional
QXD0069 Segurança Opcional

 

III) Formação Complementar e Humanística

A área de formação complementar abrange um conjunto de disciplinas que tem como objetivo preparar os formandos para a interação com profissionais de outras áreas.

Código Componente Curricular Caráter
QXD0023 Gerência de Projetos de Software Obrigatória
QXD0029 Empreendedorismo Obrigatória
QXD0103 Ética, Direito e Legislação Obrigatória
QXD0035 Inglês Instrumental I Opcional
QXD0036 Inglês Instrumental II Opcional
QXD0246 Relações Étnico-Raciais e Africanidades Opcional
QXD0232 Educação Ambiental Opcional
QXD0245 Educação em Direitos Humanos Opcional

 

IV) Formação Suplementar

A Formação Suplementar é composta por matérias que não se enquadram perfeitamente nas áreas de formação originalmente propostas nas Diretrizes Curriculares.

Código Componente Curricular Caráter
QXD0104 Estágio Supervisionado I Obrigatória
QXD0105 Estágio Supervisionado II Obrigatória
QXD0110 Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica Obrigatória
QXD0111 Trabalho de Conclusão de Curso I Obrigatória
QXD0112 Trabalho de Conclusão de Curso II Obrigatória
QXD0237 Projeto Integrado em Engenharia de Software I Obrigatória
QXD0238 Projeto Integrado em Engenharia de Software II Obrigatória
QXD0239 Projeto Integrado em Engenharia de Software III Obrigatória
QXD0113 Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS Opcional
Atividades Complementares Obrigatória
Atividades de Extensão Obrigatória

 
As unidades curriculares deverão formar o futuro Bacharel em Engenharia de Software para exercer seu papel de cidadão levando em conta o desempenho de atividades nas áreas de Engenharia de Software, considerando ainda sua responsabilidade social.

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