VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017)

Escrito em: 9 de outubro de 2017 | Atualizado em: 9 de outubro de 2017

Realizou-se do dia 18 ao dia 22 de setembro o VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017) no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), Fortaleza – CE. Mais de trinta pessoas da UFC Quixadá participaram do congresso, dentre alunos discentes, egressos e docentes. A caravana do campus foi organizada pelo PET Tecnologia da Informação, que é coordenado pela professora Carla Ilane Moreira Bezerra.
A experiência e os conhecimentos adquiridos pelos alunos foi bastante significativa, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer diversos pesquisadores e tópicos de pesquisas nas áreas relacionadas à Engenharia de Software. Vale ressaltar também os trabalhos apresentados por egressos e docentes do campus.
Sobre o CBSoft
“O Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações – práticas e teóricas – na área de software.”
Quatro eventos principais relacionados ao desenvolvimento de software integraram o CBSoft 2017. São eles:
● XXXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2017)
● XXI Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2017)
● XI Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2017)
● II Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST 2017)
A programação do evento incluiu também sessões técnicas, palestras nacionais e internacionais, painéis, tutoriais e minicursos, além dos seguintes workshops:
● Workshop sobre Visualização, Evolução e Manutenção de Software
● Workshop de Engenharia de Software Baseada em Busca

Trabalhos apresentados por egressos e docentes da UFC Quixadá

Minicursos

● Predição de Defeitos de Software: Teoria, Prática e Oportunidades de Pesquisa
○ Antônio José Amâncio da Silva, Renan Gomes Vieira, Lincoln Souza Rocha e João Paulo Pordeus Gomes.

● Desenvolvimento de Aplicações para Internet das Coisas com Node-RED
○ Danilo Reis e Márcio Maia

WTDSoft

● Impacto de Clones em Scripts de Derivação de uma LPS Ad-hoc
○ Jefferson Barbosa, Rossana Andrade, João Bosco Ferreira Filho, Carla Ilane Moreira Bezerra

● Uni-REPM Safety Module: evaluating the maturity of safety processes in requirements engineering
○ Jéssyka Vilela, Jaelson Castro (UFPE), Luiz Eduardo Martins (UNIFESP)

● An Approach to Guide iStar Extensions
○ Enyo Gonçalves, Jaelson Castro (UFPE), João Araújo (Universidade Nova de Lisboa – Portugal)

VEM – Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance

● Do Coupling Metrics Help Characterize Critical Components in Component-based SPL? An Empirical Study
○ Anderson Uchôa, Eduardo Fernandes, Ana Carla Bibiano, Alessandro Garcia

SBES – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

● ‘2TScrum’: A Board Game to Teach Scrum
○ Andreza Brito, Jeferson Vieira

● Specifying safety requirements with GORE languages
○ Jéssyka Vilela, Jaelson Castro (UFPE), Luiz Eduardo Martins (UNIFESP), Tony Gorschek (BTH – Sweden), Carla Silva (UFPE)

[slideshow_deploy id=’150′]

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.